A embreagem é uma das principais peças de um veículo. Isso porque, é ela quem gera o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio, e movimentar o veículo, de acordo com sua velocidade e sequência de marchas do cambio

Por meio desse movimento, é possível os acoplamentos suaves entre as trocas de marchas e a filtração das vibrações torcionais provenientes do motor. Além disso, esse conjunto ainda tem a responsabilidade de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.

A embreagem entra em funcionamento quando acionamos o pedal da embreagem, ocorrendo a transmissão via cabo ou tirantes até o garfo da embreagem. Este pressiona a mola membrana do platô, libera o disco de embreagem e interrompe a transmissão, para aí fazer a troca de marchas.

Quais os principais componentes da embreagem?

O sistema de embreagem é composto por várias peças, sendo as principais, platô, disco, cabo ou tirantes, sistema hidráulico, rolamento, garfo, eixos e o pedal de embreagem. Esse sistema de peças está acoplado aos volantes e entra em funcionamento durante as trocas de marchas manuais ou no uso do câmbio. O sistema de embreagem é muito mais do que apenas o pedal; todas as peças têm função primordial, para evitar desgastes. Os atuadores, eixos, reparos do garfo, precisam estar de acordo com os equipamentos originais em medidas, material aplicado, dureza. Desse modo, o conjunto funciona, sem trancos ou trepidações. A Metalúrgica Chacuru, tem o esmero em fabricar todas essas peças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *