A caixa de marchas ou câmbio é uma parte importante do funcionamento do sistema de transmissão de veículos.

Ela é o componente que, de certa forma, “regula” a troca de marchas, o que possibilita que as trocas do veículo ocorram de forma segura.

Assim, não são exclusividade de veículos de câmbio manual e se fazem presentes em veículos automáticos.

A única diferença, porém, é que nos veículos manuais, o controle do câmbio fica completamente a cargo do motorista. Enquanto que, nos automáticos, quem dirige pode escolher se deseja fazer a passagem de marchas ou se prefere que as trocas ocorram sem sua interferência.

Como funciona o câmbio de um caminhão ou ônibus?

O câmbio manual é o mais conhecido, no qual são usadas uma embreagem e uma alavanca para selecionar a marcha desejada. Já na versão automática, cabe ao motorista apenas selecionar entre neutro, movimento para frente ou movimento para trás. Esse modelo é bem confortável, mas os custos de manutenção são maiores.

A caixa de marcha é um dos componentes mais importantes de qualquer veículo.

Muita gente, no entanto, não entende exatamente como funciona o sistema de câmbio e o porquê de ele ser tão importante.

A partir disso, é comum que proprietários de veículos sejam surpreendidos quando descobrem os problemas nesse componente.

Como já introduzimos o assunto no item anterior, a caixa de marcha “regula” o sistema de câmbio.

Isso significa, na prática, que esse componente define a força e a velocidade empregada pelo motor a ser passada para as rodas.

Quando a primeira marcha é acionada, por exemplo, uma maior potência é demandada, enquanto, que a velocidade atingida obviamente não será a mais alta.

Esses motivos fazem da caixa de marcha um componente mecânico extremamente importante.

Sendo assim, problemas no câmbio podem inviabilizar completamente o funcionamento de um veículo, é por isso que os componentes fabricados pela Chacuru são dentro das especificações de fabricantes originais.

Consulte nosso catálogo online. www.buscanarede.com.br/chacuru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *