O que é o compressor de ar veicular?

O compressor de ar é uma peça fundamental do veículo, que produz o ar comprimido para o sistema de freio.

Para que serve o compressor de ar veicular?

O compressor de ar é o coração do sistema de freio, quando seu funcionamento não vai bem, todo o sistema fica comprometido.

 

Que tipo de problemas pode acontecer com o compressor de ar?

Um dos principais problemas é a contaminação do sistema de freio pneumático por óleo mineral proveniente da lubrificação do compressor de ar que, com o passar do tempo, pode avançar para o sistema de freio, contaminando as válvulas pneumáticas, diminuindo a vida útil. Isso pode deixar o veículo exposto a riscos de acidentes.

 

O que fazer para evitar problemas com o compressor de ar?

Para evitar imprevistos com o compressor de ar, é recomendável que sejam feitas manutenções preventivas, levando em consideração o nível de contaminação existente no cabeçote do compressor e peças periféricas.

É importante ressaltar que todo compressor pode apresentar um nível de passagem de óleo. Essa pequena porcentagem, com o tempo, acumula no cabeçote, parte de saída de ar e nas tubulações de saída também chamadas de serpentina ou flexível.

No processo de produção do ar, o compressor aumenta a temperatura que, com a presença de óleo causa o efeito da carbonização, produzindo partículas sólidas de óleo acumuladas no cabeçote ou nas tubulações de saída.

Se a descarbonização não for efetuada, tanto na parte interna do cabeçote quanto nas tubulações, poderá ocorrer restrição da passagem de ar, gerando um ciclo de aquecimento maior, passagem de óleo e maior índice de carbonização.

Como é feita a manutenção do compressor de ar?

Para realizar a manutenção do compressor de ar, é preciso descarbonizar o cabeçote do compressor e tubulações de saída como serpentina, flexíveis e outros componentes. Isso evitará a quebra de peças e contaminação das válvulas do sistema pneumático

Além disso, é importante usar produtos de qualidade “Chacuru”, pois são mais resistentes e possuem maior confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *